Pesquisa realizada pela IHS Markit, com o apoio da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), aponta que a comunicação digital no campo aumentou em 43% após a pandemia. Já o investimento em conectividade, teve alta de 35%.
A pesquisa Mercado Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital 2021 entrevistou 1.087 produtores, classificados entre usuários e não usuários de agricultura de precisão. Entre os 387 não usuários de agricultura de precisão, 13% pretendem investir em AP nos próximos três anos. Das culturas avaliadas, 66% dos cotonicultores são usuários de agricultura de precisão, 14% dos produtores de cana e 34% dos sojicultores
Congresso
É nesse cenário que o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP) retoma as inscrições e a submissão de trabalhos. O evento acontecerá entre 9 e 11 de agosto de 2022, na Expo D. Pedro, em Campinas (SP).
O Congresso é promovido pela AsBraAP, originalmente a cada dois anos, e reúne cerca de 700 participantes. São profissionais da área, pesquisadores, professores, produtores rurais, estudantes, empresas e usuários das diferentes técnicas de agricultura de precisão e digital. A última edição aconteceu em 2018.
Cenário
Segundo o presidente da AsBraAP, Marcos Ferraz, o evento vai ocorrer em um cenário desafiador, mas promissor. “Estamos finalizando a lista de palestrantes nacionais e internacionais, focados nos principais assuntos da atualidade de agricultura de precisão e digital. Mas a programação com os temas gerais já está disponível no site do ConBAP.”
As informações sobre inscrições e submissão dos trabalhos estão disponíveis no site oficial do ConBAP: www.asbraap.org/conbap/.