Elas podem ser vistas de longe e são a marca registrada da Expointer, em Esteio.
As esferas em verde, vermelho e amarelo, representando as cores do Rio Grande do Sul, ficam na memória de quem passa pelo Parque e pela exposição.
E para a edição deste ano, de 24 de agosto a 1º de setembro, elas vão estar mais bonitas ainda.
Uma parceria entre o Parque de Exposições Assis Brasil e as Tintas Coral, revitalizou as esferas com nova pintura.
“Esta revitalização simboliza o comprometimento do setor produtivo com o povo gaúcho, mostrando que em meio a tantos desafios vamos entregar uma Expointer ainda mais vibrante e mais bonita, porque o nosso estado merece”, afirma o diretor de eventos do Parque, Carlos Eduardo Santana.
Além das esferas, o muro que cerca o Parque, de 1000 metros de frente por 2 metros de altura, também recebeu novas cores.
Mais sobre a feira em Expointer terá o total de 3.458 animais para julgamento
E no sábado, 3, um mutirão, com cerca de 70 pessoas, organizado pela Coral com a presença do pintor embaixador Leandro Piovesan, que faz um trabalho social na grande São Paulo, e de outros profissionais gaúchos afetados pelas enchentes de maio, revitalizou as escadarias da entrada do Parque e a Casa do Gaúcho.
Segundo Garcia, foram mais de 1.200 litros de tinta impermeabilizante utilizados neste trabalho.
Esferas doadas pela Alemanha
As esferas coloridas são uma das marcas da maior feira do agronegócio do Rio Grande do Sul, e estão localizadas na entrada principal do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Os três globos formavam o estande da Alemanha Ocidental a partir de 1972, ano da primeira exposição internacional de animais em Esteio, que contou com a presença de nações como Holanda, França, Estados Unidos, Inglaterra, Áustria, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Uruguai, Argentina, Chile e Alemanha.
Elas foram doadas para o governo gaúcho em 1974, ano do sesquicentenário (150 anos) da colonização alemã no Rio Grande do Sul.
Fonte: Seapi