A missão gaúcha embarca nesta sexta-feira e fica no país asiático até 30 de novembro. O objetivo é validar junto ao governo e empresários chineses a condição do Rio Grande do Sul de área livre de febre aftosa sem vacinação. Isso que pode abrir diversas possibilidades, especialmente para carne com osso.
O país é o maior parceiro comercial do Rio Grande do Sul, responsável pela importação de mais de US$ 4,7 bilhões – principalmente de carnes de frango, suínos, bovinos, soja, óleo de soja, tabaco, couros e peles.
A comitiva é liderada pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e composta por integrantes das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e da Agricultura, além de lideranças dos setores produtivos de proteína animal do estado, e parlamentares.
A presença do vice-presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS, Mauro Gobbi, marca a retomada da presença da ACSURS nas missões à China. Já pelas indústrias, o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos, José Roberto Goulart, é o representante. O setor de aves, Asgav-Sipargs, será representado pelo conselheiro Gabriel Carrer. Hoje a avicultura gaúcha já exporta 30% da produção para a China e o objetivo é ampliar essa participação.
O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, integra o grupo e tem como meta mostrar os cuidados que o estado toma em relação à sanidade animal, além tornar a relação mais próxima com a China. O presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes do RS, Ladislau Böes também acompanha a comitiva e acredita na possibilidade de incremento no mercado chinês, especialmente destacando a Certificação Internacional de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, obtida junto à OMSA em 2021.
Leia também: Importações chinesas de soja podem chegar a 100 milhões de toneladas
O RS também estará presente com estande institucional na China International Supply Chain Expo (Cisce), feira com foco em agricultura, que ocorre entre 28 de novembro e 2 de dezembro. “Vamos participar de uma série de reuniões com agências chinesas de sanidade animal, buscando novos negócios, investimentos e o reconhecimento do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela China, conforme já aprovado pela Organização Mundial da Saúde Animal”, destaca o vice-governador Gabriel Souza.
Ele apresentará também as iniciativas do estado no Fórum Global de Inovação e Desenvolvimento da Cadeia de Abastecimento. Entre elas, ações com foco na agricultura verde e o programa ABC+RS, dedicado à agricultura de baixa emissão de carbono, cujo objetivo central é promover a adaptação da agropecuária brasileira à mudança do clima e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.
O secretário-adjunto da Secretaria da Agricultura do RS, Márcio Madalena, foi o entrevistado desta semana no programa A Hora do Boi. Ele conta os objetivos da missão e como o RS vai se posicionar junto ao mercado chinês.