Segundo informações da empresa, a leiloeira foi pioneira na transmissão de leilões pela Internet. Criadores de caprinos e ovinos foram os primeiros a aderir ao serviço, mas, com o tempo, a plataforma caiu no gosto de criadores de bovinos, equinos, aves e até mesmo cães de pastoreio mais recentemente.
“Somos pioneiros na transmissão de leilões de pela internet, com a plataforma sendo lançada em 2011, após a superação de uma série de barreiras até que os clientes descobrissem o potencial oferecido por uma tecnologia até então precursora”, relembra Roberto Lucas, CEO do Grupo MF Rural.
Durante as andanças por eventos do circuito pecuário, muitos se diziam incrédulos com a inovação apresentada por Roberto Lucas, que, inclusive, chegou a ser ignorado em algumas ocasiões. Por outro lado, os pecuaristas já começavam a enfrentar a escassez de horários disponibilizados pelas emissoras de televisão para transmissão dos leilões.
Porém, o empresário estava convicto de que o sucesso seria apenas uma questão de tempo, com os produtores, aos poucos, se modernizando.
Até um diferencial do MF Leilões é a possibilidade de pré-lance, algo que também não existia até aquela época. A ideia consistia em liberar vídeos, fotos e as informações de catálogo (raça, idade, avaliações, premiações ou linhagens), de sete a dez dias antes da transmissão ao vivo.
O início do projeto
A primeira experiência veio com um leilão de maquinários agrícolas, mas, posteriormente, em Londrina (PR), foi estendida à pecuária de corte, com a transmissão simultânea de um leilão de raça. Apesar do sucesso, Roberto ansiava por um remate organizado e transmitido pelo MF Leilões.
Um cronômetro, ao centro da imagem, é o que determinava o tempo de permanência dos lotes para os lances. “Dávamos três minutos para o lance em cada lote. Quando surgia um comprador interessado, o cronômetro era zerado. Apenas quando ninguém mais lançava, durante esse período, a venda era efetivada”, relembra Roberto.
Assim a ferramenta foi ajudando na modernização da pecuária e, em 2017, recebeu aporte de R$ 6 milhões. O cronômetro utilizado inicialmente cedeu espaço aos mais de 30 funcionários e colaboradores, além de uma ampla equipe de leiloeiros credenciados.
“O mais interessante é que o MF Leilões se tornou cada vez mais intuitivo, eliminando a necessidade de mais um aplicativo ocupando espaço no celular dos clientes. Além disso, os lances são captados de imediato, sem qualquer delay”, conclui o CEO do Grupo MF Rural.