sexta-feira, 26 setembro 2025
Instagram Linkedin Twitter Youtube Facebook Whatsapp Spotify
Facebook Twitter Linkedin Instagram Whatsapp Youtube Spotify
Acessar Revistas
Fazer Assinatura
LOGIN
  • Notícias
  • Agricultura
  • Pecuária
  • A Granja Total Play
  • Colunistas
  • Notícias
  • Agricultura
  • Pecuária
  • A Granja Total Play
  • Colunistas
Revistas Fechar
Fechar
  • 📚 Portal Revista A Granja Total Agro
  • – Revista A Granja
  • – Revista AG
  • – A Granja Kids
Revistas
Home»Política Agrícola»MST: Decisão do STF dificulta reintegração de posse
Política Agrícola Atualização:17/01/2023

MST: Decisão do STF dificulta reintegração de posse

adilson.rodriguesPublicado por adilson.rodrigues13/01/2023Atualização:17/01/202370 Comentários3 Min de Leitura

Uma decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, causa desconforto aos donos de propriedades, o que vale também para fazendas eventualmente invadidas pelo MST.

“É uma medida que afeta diretamente o direito de propriedade dos produtores rurais, principalmente daqueles que estão passando por casos de invasão e fazendo uso do seu direito para recuperar a posse de um bem”, explica Leandro Amaral, advogado especialista em Agronegócio.

Para contextualizar o caso, é preciso voltar ao início da pandemia, quando o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) promoveu uma ação judicial no STF  chamada de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, que tinha como finalidade garantir o cumprimento de uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de suspender todo e qualquer ato administrativo e judicial que configurasse despejo, remoção ou reintegração de posse de famílias que estivessem em imóveis urbanos ou rurais durante a pandemia.  

Essa ADPF foi direcionada ao ministro Luís Roberto Barroso, que acatou o pedido de suspensão desses atos, permitindo que os efeitos dessa decisão fossem prorrogados mais de uma vez.  No entanto, no dia 1º de novembro deste ano, o ministro não mais prorrogou. Porém, com a justificativa de humanizar essas desocupações, ele criou uma regra de transição, no sentido de que todos os tribunais criassem comissões de conflitos fundiários, para que, antes da retomada dos cumprimentos dos despejos e reintegrações de posse, essas comissões façam avaliações, inspeções e mediações destes conflitos, buscando tornar a desocupação menos gravosa possível para os invasores. 

Para Leandro Amaral, a manobra não tem previsão legal e pode dificultar a retomada do imóvel por parte de seu proprietário. “Essa é uma decisão que vai afetar de forma significativa o produtor rural, que terá de aguardar a criação dessas comissões para reaver seu bem. E digo isso pautado na Lei. O direito de propriedade está previsto na Constituição Federal. Se essa ‘moda’ pega, estamos correndo o sério risco dos Tribunais adotarem-na para todo e qualquer tipo de conflito fundiário ocorrido após o período pandêmico”, alerta o especialista.

Advogados movimentam-se contra decisão que pode favorecer MST

Em razão disso, uma movimentação contrária vem se formando. “É um movimento dos advogados agraristas junto à Frente Parlamentar Agropecuarista (FPA), que visa à criação de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a decisão do ministro Barroso. O objetivo é regulamentar como será o cumprimento das liminares de reintegração de posses, porque da forma como está, o produtor se vê em uma situação de incerteza e insegurança”, conclui Leandro.

Leia também esta notícia que mostra as brechas legais que motivam a desapropriação rural e podem favorecer invasões do MST.

Destaque mst
Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn E-mail WhatsApp
Notícia AnteriorExportações de carne bovina crescem 42%, em receita
Próxima Notícia Irrigação dobra participação
adilson.rodrigues

    Notícias Relacionadas

    Fenasoja movimentou 300% a mais em negócios: R$ 3,6 bilhões

    16/12/2024
    Ler Mais

    Arrozeiros preocupados com a diminuição de área e de produção do cereal

    16/12/2024
    Ler Mais

    Os providenciais apoios da Fetag-RS a agricultores e pecuaristas familiares

    16/12/2024
    Ler Mais

    70 Comentários

    1. Adriano Liveranski on 14/01/2023 06:21

      se não sair por bem, sai por mal.

      Reply
      • sergio luiz roman on 24/01/2023 11:59

        mais a gente fica por mal, pois o latifundio grilou meu assentamento , se ele nao sair por bem vai sair do meu jeito

        Reply
    2. Neri Bellon on 14/01/2023 07:31

      Bom dia Adilson, isso é real ou FAKENEWS, publica em outros canais, isso é muito importante pra quem é dono de terras, e brincadeir mais uma caneta da dos togado urubus

      Reply
      • NIVALDO Ribeiro de Las Nieves on 18/01/2023 09:39

        Já era de se esperar… Querem Estatizar geral,todas as propriedades no meu ver .Eu meu pai produziamos arroz . Produziamos leite,Em Araçatuba.E administrava a Fazenda.Trabalhemos muito.Portanto,meu mega voto é para o Que YAHWEH.Tire o joio . Antes que plagueje todos os campos do Brasil.

        Reply
        • Fran on 18/01/2023 23:51

          Esse povo do L ,armando até os dentes que invade o privado, mata animais prenhas, só por terrorismo, nem foi para saciar a forme, são o que, se não terroristas ? Misericórdia, o país dos falaciosos. Coitados esse povo do L pega gente sem instrução e tange feito gado. Fizeram isso na minha cidade pegarão uns jovens tolos e um punhado de necessitados , dá pra ver sem noção os dois grupos que são usados , eles invadiram uma rede de supermercados .

          Reply
      • Rondinelly Ferreira reis on 19/01/2023 09:04

        é a pura verdade jovem infelizmente 😔
        O socialismo é isso mesmo eles querem tomar tudo o que é pôr direito nosso.

        Reply
    3. Neri Bellon on 14/01/2023 07:32

      Bom dia Adilson, isso é real ou FAKENEWS, publica em outros canais, isso é muito importante pra quem é dono de terras, e brincadeir mais uma caneta da dos togado urubus, eu nunca comentei isso, não vem com sacanagem

      Reply
      • adilson.rodrigues on 16/01/2023 19:56

        Boa noite, Neri. Não é Fake, é uma questão que partiu do próprio advogado Leandro Amaral, especializado em Agronegócio. Essa é uma decisão que afeta todo e qualquer dono de propriedade, seja ela urbana ou rural. Você vai conseguir tirar os invasores, mas, para tanto, haverá um tempo de transição.

        Reply
        • Nenê on 17/01/2023 04:32

          FAZUELLLLLLLI

          Reply
    4. Simão Bolivar on 14/01/2023 09:50

      Os comunistas e seus asseclas no STF engendrando a implantação do seu regime totalitário tornando letra morta a norma constitucional que assegura o direito de propriedade adquirida legitimamente com o trabalho!

      Reply
    5. Simão Bolivar on 14/01/2023 09:52

      Os comunistas e seus asseclas no STF engendrando a implantação do seu regime totalitário tornando letra morta a norma constitucional que assegura o direito de propriedade adquirida legitimamente com o trabalho! Os nossos representantes da Câmara e do Senado Federal previsa acordar antes que seja tarde!

      Reply
    6. Washington de Figueiredo Lima on 14/01/2023 10:15

      É o STF jogando a sujeira para baixo do tapete e usando a função do legislativo.

      Reply
      • Noir on 18/01/2023 00:54

        Mst não invade. Ocupa terras improdutivas.
        E faz o que o agro não faz, restaura mata nativa e produz produto orgânico da melhor qualidade sem destruir solo e lençóis freáticos, nem usa agrotóxico pra lascar nossa vida Mas esperar o que de um canal voltado pro agro, certamente bancado por algum golpista do agro, né?STF demorou pra tomar essa decisão

        Reply
    7. Junior on 14/01/2023 10:21

      Isso não configura atos terroristas? Com uso de armas, invadem, destroem bens, ameacam os moradores das respectivas propriedades, bloqueiam vias e, contrário ao direito constitucional de propriedade, tomam para si imóveis de terceiros.

      Reply
    8. Taciana on 14/01/2023 13:56

      Se o princípio constitucional da funçao social da terra estiver sendo cumprido, então o proprietário não tem o que temer. A decisão visa proteger a integridade física dos membros da ocupação em situações de conflito, e numa sociedade minimamente civilizada, é fundamental que os conflitos não sejam resolvidos com aplicação de violência do mais forte contra o mais fraco.

      Reply
    9. Athila Martins on 14/01/2023 14:21

      Ok

      Reply
      • Nenê on 17/01/2023 04:32

        Faz o L!!!!

        Reply
      • Mcs on 18/01/2023 08:27

        Como mais forte contra o mais fraco? O MST chega pra invadir com centenas de pessoas com facões enxadas derrubando cerca matando gado os animais na propriedade e os donos não podem fazer nada. E realmente o mais forte MST contra os mais fracos

        Reply
    10. JONGA CARVALHO on 14/01/2023 15:30

      O MST ja tem um ministro no STF agora sao dois.esse ministro nao vale o que caga.basta vê ele defendendo o assassino terrorista cesare bastitti.pobre brasil com o ministro desse

      Reply
    11. Waldir Rusch on 14/01/2023 18:32

      Esta é a consequência de se eleger um ladrão, apoiador de invasões e ocupaçoes ilegais.
      Que da dinheiro dos impostos aos desocupados taxando empresas e o agronegocio e os combustiveis

      Reply
      • Bartira on 17/01/2023 09:22

        Você está brincando.

        Reply
      • Paulo on 19/01/2023 22:01

        Vai invadir a fazenda do L isso ninguém faz né, povo folgado quer as coisas tudo de graça eu não tenho uma casa ou terreno mas nem por isso vou invadir um bem da pessoa que lutou pra ter, isso é ridículo o ladrão fala que os filhos não podem ficar com a herança do pai que tem que ficar para o governo quero ver ele dar o patrimônio dele quando morrer

        Reply
    12. Maycon on 14/01/2023 18:33

      Faz o L…
      PT é o câncer do Brasil….
      Temos que acabar com este mal de uma ve por todas.
      Nosso país estava caminhando pra frente… agora voltará anos… retrocederá….

      Reply
    13. JOSE VIEIRA IRMAO on 14/01/2023 18:41

      O MST já vandalizou prédios públicos em Brasília e consideraram tudo normal, por que não dizer, democrático!
      Agora, estão respaldados pelo atual governo e o STF. O que podemos esperar?

      Reply
    14. JOSE VIEIRA IRMAO on 14/01/2023 18:42

      O MST já vandalizou prédios públicos em Brasília e consideraram tudo normal, por que não dizer, democrático!
      Agora, estão respaldados pelo atual governo e o STF. O que podemos esperar?

      Como comentário repetido, se foi a primeira vez?

      Reply
      • Dias on 16/01/2023 14:37

        É só avisar pros MST onde os Togados e CIA tem propriedades para eles invadirem….

        Reply
    15. Wilson on 14/01/2023 19:04

      Calma , que pode piorar, são só 14 dias

      Reply
    16. Wilson on 14/01/2023 19:05

      Calma povo , que pode piorar, são só 14 dias

      Reply
    17. Wilson on 14/01/2023 19:06

      Então, são só 14 dias

      Reply
    18. Renato Jorge Silva on 14/01/2023 19:08

      Qual é o alcance da revista , onde é distribuida essa revista

      Reply
      • Thais D'Avila on 16/01/2023 13:37

        Olá Renato, a revista é vendida por assinatura, com cobertura nacional.

        Reply
      • adilson.rodrigues on 16/01/2023 19:50

        Circulação Nacional, é uma revista de assinatura. Você paga uma assinatura e recebe uma revista sobre agricultura, uma sobre pecuária, uma para crianças e um classificado de máquinas agrícolas.

        Reply
    19. Renato Jorge Silva on 14/01/2023 19:09

      Qual é o alcance da revista .

      Reply
      • adilson.rodrigues on 16/01/2023 19:49

        É nacional.

        Reply
    20. Luis Falcao on 14/01/2023 20:32

      Isso é uma injustiça invadir uma propriedade alheia.

      Reply
    21. Moises j machado on 14/01/2023 21:00

      Poxa uma pessoa trabalha se priva de estar muitas vezes com a família para conseguir dinheiro o suficiente para comprar uma propriedade e vem VAGABUNDOS travestidos de miseráveis, na verdade vitimistas que tiram o que e de mais sagrado o direto de possuir algo que ele lutou para conseguir legalmente, vem um idiota ministrinho de esgoto e faz um coisa assim…

      Reply
      • Lubacavi on 18/01/2023 10:12

        Só tenho uma coisa a dizer se nós brasileiros não tomarmos a decisão de todos irem para as ruas de norte a sul….estaremos condenados pelo restos de nossas vidas ao comunismo.
        Acordem…agora só resta o povo unido e Deus.

        Vai vir mas uma festa para lubridiar o povo…carnaval. É isso que este governo quer gente que só pensa em sacanagem…adestrados.

        Reply
    22. Altair Borges on 14/01/2023 21:49

      Sinceramente, não consigo mais ver a necessidade do Parlamento e do executivo, pois o STF assumiu o controle do Brasil.

      Reply
    23. Altair Cabral on 14/01/2023 22:11

      Em pleno século vinte e um não dá para acreditar que quem invade terras produtivas para ficar nas mãos de quem não produz. É um vexame sem tamanho.
      Estamos retrocedendo em vez de prosperar.

      Reply
    24. Antônio Joaquim de Lima on 14/01/2023 22:36

      uma, invasão pode complicar a vida
      do produtor se àquelas terras invadidas, seria para aumentar
      sua produção mais muitos tem um muitas terras inativa.ai não vai prejudicar o produtor.agora meu
      ponto de vista,a não tem um só
      porquê é de toda a humanidade.

      Reply
    25. Marcelo on 14/01/2023 23:21

      Só no Brasil mesmo para o invasor ter mais direitos do que o proprietário. Lamentável…
      Isso resultará na debandada de muitos empresários que levarão os seus investimentos para outros paises que verdadeiramente repeitam a propriedade privada.

      Reply
    26. Jerfessom on 15/01/2023 06:10

      Faz o l e aproveita pra fazer também o b e burro!!!

      Reply
    27. Milton Firmiano on 15/01/2023 06:20

      É uma vergonha tenho um prédio invadido a mais 7 anos em São Paulo Mooca já foi julgado 2 vezes e ganhamos más não sai a reintegração não sei mais que fazer é uma vergonha

      Reply
    28. Valdomiro Parron Lopes on 15/01/2023 06:23

      A reforma agrária no Brasil é falacia política. A esquerda faz laboratório pra criar militantes. A taxa de sucesso. é baixissima! O trabalho com a terra senão agregar inovação tecnológica, não se auto-sustenta. Picaretagem criminosa da esquerda. Titulem logo os assentados, que eles vendam os lotes para quem produzem de verdade

      Reply
    29. Heraldo Soares da Silva on 15/01/2023 06:24

      Temos posse de uma terra mais de 50 anos, estamos sendo negado onde víamos inúmeros erros na primeira instância a sentença foi embasada em erros, corremos o risco de perder um bem que está cheios de agravos tendenciosos das partes e tudo que sempre tivemos.sentimos um gosto enorme de injustiça e não temos a quem recorrer!!

      Reply
    30. Alberto Sousa Anunciação on 15/01/2023 06:55

      É muito irresponsável esse juiz porque ele não vive da terra…..pois acho de quem é de direito a terra pertencer aos seus legítimo donos pois crescemos criamos filhos da terra.

      Reply
    31. M.Franco on 15/01/2023 07:23

      A medida do ministro Barroso vai levar a insegurança ao campo – o produtor rural vai pensar duas vezes antes de investir na produção. É fácil prever o impacto nas exportações agrícolas brasileiras tão importantes para todo o mundo.

      Reply
    32. Ticiano Dantas Félix on 15/01/2023 08:58

      Isso é só o início do fim, com esse deuses tupiniquins aí no poder, juntamente com o irresponsável que os irresponsáveis elegeram ao posto de presidente da nação, tudo que deu errado no mundo socialista será visto nesse país de corruptos.

      Reply
    33. Jorge on 15/01/2023 13:19

      Nao pode comparar preço de ovos em real , aqui rebemos em dolar.aqui eu compro 15 pacte de arros de 5k com um dia de trabalho , compro 9 pacote de biscoito redheads com uma Hora de trabalho , isto porque ganho salario minimo ,com uma Hora de trabalho compro 24 coca lats 395ml, entao nao da pra coparar

      Reply
      • Thais D'Avila on 16/01/2023 13:50

        Olá Jorge! A matéria não compara o preço, apenas faz a conversão do valor que é pago nos Estados Unidos, para o Real. O aumento do preço dos ovos tem sido assunto nas redes sociais e nos principais jornais norte-americanos. Esperamos que no seu estado os preços não tenham subido tanto! Obrigada pela leitura e comentário! Abraço

        Reply
    34. Marlon on 15/01/2023 13:44

      Faz o L, ……..

      Reply
    35. JOAO MARCOS FERNANDES on 15/01/2023 15:22

      O princípio da precaução norteia essa decisão do STF, pois a questão fundiária no Brasil envolve complexas questões sociais e expiação de atores que vivem em limites da sobrevivência e em vulnerabilidade. Reintegrações feitas na fria leitura da lei pode potencializar algumas destas questões e produzir resultados violentos que prejudicam a paz social. É indiscutível o direito de propriedade, porém este, além de prever uma função social, deve ser defendido com parcimônia e cautela

      Reply
    36. Dario Pacheco Silva on 15/01/2023 15:25

      Quer dizer que agora está certo você invadir propriedade que a pessoa ralou a vida toda pra pagar trabalhou pra $%$#@&, só pra poder obter aquele bem, para um bando de $%$#@& do MST invadir na cara de pau e ficar com tudo numa boa? Vão trabalhar vagabundos, dinheiro pra comprar facão pra ameaçar trabalhador vocês tem né? Seus vagabundos!!!

      Reply
    37. JOAO VANDERLEI CALAZANS on 15/01/2023 16:00

      Desse jeito vai um estímulo às invasões e desestímulo de ser proprietário. Quando o invasor passar a ser proprietário, vem outro e invade e assim por diante. Resultado: vão ser uma loucura sem fim…..

      Reply
    38. Michel on 15/01/2023 16:17

      Literalmente será o inverso do ditado popular brasileiro:O capim comendo a vaca.
      A propriedade é sua ,vc paga imposto contrata funcionários para arrumar a terra para agricultura ou agropecuária aí vem pessoas mal intencionadas apoiados por um governo corrupto e mais inacreditável apoiados pelo STF uma instituição que deveria assegurar a nossa constituição fazer valer a lei ,eles simplesmente ignoram e apoiam esses terroristas a roubarem terras produtivas do agronegócio para benefícios próprios e não para o benefício coletivo isso é o fim dos tempos

      Reply
    39. Carlos on 15/01/2023 19:51

      Incrível o MST vai invadir uma propriedade e o dono não vai conseguir,fazer sua reintegração de posse FAZ o L

      Reply
    40. Marcelo on 15/01/2023 20:25

      Tamos perdendo o direito do q trabalhando e compramos para ser tomado em campo do meio mg ele lutaram até a usina quebrar e invadindo as terras

      Reply
    41. Carlos on 15/01/2023 22:57

      Vão tratar como terroristas também ou irão legalizar as ações do MST?

      Reply
    42. Karin on 16/01/2023 00:06

      Não é invasão, é ocupação. Arrumem a matéria

      Reply
      • adilson.rodrigues on 16/01/2023 19:39

        Veja um dos significados para ocupação:
        2. ato de apoderar-se de algo ou de invadir uma propriedade; posse.

        Reply
      • Roman Keller on 04/02/2023 04:29

        Ocupação? Ocupar uma propriedade alheia, sem o consentimento do dono é invasão sim… é crime, infringe o direito à propriedade, q é constitucional…

        Reply
    43. Osman Godoy on 16/01/2023 00:18

      Primeiros de mtos atos que virão para a previsível transformação do país num país socialista. Faz o L,!!!!

      Reply
    44. Alberto dos Santos Ferreira on 16/01/2023 00:31

      Boa noite, muitos proprietários têm que regularizar suas propriedades pra evitar esses problemas o cidadão tem vinte propriedades em seu nome e quanto o incra diz que só podem ter uma propriedade e isso que revolta, no Brasil tem muito isso

      Reply
    45. Bourn on 16/01/2023 01:18

      jamais o STF pode deixar o MST criar situações que põe o direito de posse de qualquer dono de terras, haverá uma desordem nacional e fica comprometida todo o bem de um cidadão ou empresa. Esse movimento visa gerar morte e desordem no País.

      Reply
    46. DARLENE CASTILHOS DA ROCHA on 16/01/2023 01:52

      Estamos Ferrados! Simples!
      Só fugindo do País!

      Reply
    47. Myriam Marques on 16/01/2023 09:25

      Que ótima decisão do Ministro Barroso.

      Reply
    48. Lindomar on 16/01/2023 17:46

      Acho linda essa bolha …. Reportagem sensacionalista… Comentários curtos com pouca inteligência e muito ódio …. Parecem papagaio . Só repetindo Faz o L . Faz o L . Faz o L … É muita paixão por políticos . O amigo lá em cima comentou que tem um prédio invadido a 7 anos . Atravessou governos de esquerdas Dilma/ Temer .e quatro anos do Bolsonaro . Enquanto o brasileiro estiver apaixonado por políticos essas aberrações sempre ocorrerá … E detalhe vcs do Faz um L . são a minoria . Só estão numa bolha de iguais . Sai da Bolha … Políticos são todos Ladrões. Faça L ou arminha … Seremos todos roubados . Pela direita ou esquerda . Seremos todos roubados . Afinal amamos nossos políticos. E por eles entramos em uma bolha . Com o único propósito…. Defender nosso corrupto preferido.

      Reply
    49. Airton loureiro viana on 16/01/2023 19:37

      Ótima oportunidade para nos mantermos informados…

      Reply
    50. T.Guedes on 16/01/2023 20:00

      $%$#@& pra valer pois antes eles chorando do que nós lamentando a perda de nosso chão

      Reply
    51. Patrícia Rosa on 18/01/2023 10:00

      Nossa, esse políticos e STF querem ver mesmo o Brasil sendo prejudicado. Não consigo entender o prazer que eles tem em ver seu próprio povo padecendo por causa de uma ideologia ou regime.

      Reply

    Deixe um Comentário ou Resposta Cancel Reply

    Posts recentes
    • Fenasoja movimentou 300% a mais em negócios: R$ 3,6 bilhões 16/12/2024
    • Arrozeiros preocupados com a diminuição de área e de produção do cereal 16/12/2024
    • Conheça a Safeguard our Soils, plataforma que disponibiliza informações para melhorar a qualidade do solo 16/12/2024
    • Os providenciais apoios da Fetag-RS a agricultores e pecuaristas familiares 16/12/2024
    • Momento mais favorável para aquisição de fertilizantes, aponta levantamento 16/12/2024
    Comentários
    • Dirce Zago em Pecuária tântrica
    • Jose Pedro Crespo em Pecuária tântrica
    • Eduardo Salles em App Friboi Pecuarista permite gestão do rebanho
    • Eduardo Salles em Desmatamento: 10 mil pecuaristas do MT estão sem frigorífico para abater
    • Eduardo Salles em Adidos agrícolas discutem a promoção do agro brasileiro no exterior

    Acesse

    • Página Inicial
    • Revista A Granja
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco

    Redes Sociais

    Facebook Instagram Linkedin Twitter Youtube Whatsapp

    Nossos Canais

    • Acessar TV (YouTube)
    • Ouvir Podcast (Spotify)

    Copyright © 2022 EDITORA CENTAURUS LTDA – CNPJ 92.852.565/0001-15 | Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.