Apesar do período de entressafra em Mato Grosso, o preço do milho continua recuando.
De acordo com os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o preço do cereal disponível no estado, na semana encerrada dia 1º de março, registrou média de R$ 38,39/saca.
A retração é de 12,48% comparado com a mesma semana de fevereiro.
O recuo está ligado à maior disponibilidade do grão no mercado interno, em decorrência da maior oferta da safra 2022/23, aliada à comercialização que continua atrasada em relação ao mesmo período da safra 2021/22.
Em função disso, o preço do milho no estado já está 40,75% menor que no mesmo período de 2023.
Com essa queda expressiva nos preços, os produtores mato-grossenses estão desmotivados, uma vez que nesse período de entressafra, historicamente, o preço da commodity tende a reagir.
Assim, o que pode influenciar nas movimentações das cotações do cereal são as perspectivas de produção da próxima temporada, que ainda está em aberto.
Mais oferta
E ainda de acordo com os dados do Imea divulgados no dia 4, a oferta para a safra 2023/24 em Mato Grosso apresentou aumento de 1,29% ante a divulgação de fevereiro.
E fechou em 52,68 milhões de toneladas.
Essa alta ocorre em função da perspectiva de maior estoque inicial da temporada, estimado em 2,76 milhões de toneladas.
Mais sobre o cereal em Milho se estabilizou e pode voltar a subir, ainda que pouco?
Já quanto a demanda, com a perspectiva de 25,98 milhões de toneladas, 14,67 milhões e 4,54 milhões para exportação, consumo no MT e consumo interestadual, respectivamente, as projeções do Instituto se mantiveram inalteradas quando comparado com a divulgação de fevereiro
E totalizaram 45,19 milhões de toneladas.
Por fim, com o reajuste do lado da oferta e manutenção da demanda, o estoque final da temporada ficou estimado em 851 mil toneladas na temporada 2023/24.
Fonte: Imea