Uma nova funcionalidade de equipamentos da Mara Brasil vai permitir o corte controlado no nivelamento de solo. Assim, o produtor poderá fazer a correção topográfica do terreno minimizando a perda da chamada capa cultural, e reduzindo a necessidade de reposição de nutrientes. “A ferramenta, que utiliza a tecnologia RTK (GPS), analisa a topografia do terreno e calcula o projeto de acordo com o limite específico estabelecido pela necessidade de cada produtor”, afirma Nelinho Pozza, diretor da Mara na América do Sul.
O lançamento desta nova funcionalidade irá acontecer durante a Expointer 2023, em Esteio (RS) e vai contar com a presença do fundador da empresa, o italiano Gianmario Delsignore. A Mara é uma empresa de niveladoras, criada na Itália em 1986, e que hoje atua em 85 países na Europa, Ásia e Américas. Além do sistema RTK, a empresa também oferece a tecnologia laser como solução de gerenciamento para o nivelamento de solo, sendo a única no mundo a fabricar o kit completo com niveladora e sistemas gerenciais.
Nelinho explica ainda que o sistema RTK é de desenvolvimento da própria empresa. “O sistema faz o levantamento topográfico, gerando dados que informam qual volume de terra será movimentado com mapas de corte ou preenchimento em cada ponto do talhão, buscando a uniformidade por meio da sistematização e suavização”, diz. Após o levantamento, o mesmo sistema gerencia a execução do trabalho, controlando a niveladora de forma automática.
Conforme Pozza, a ferramenta foi elaborada a partir de sugestão dos próprios produtores. “Percebemos que o produtor brasileiro, especialmente da região Sul do país, tem receio de retirar muito da camada superficial. Então, como forma de atender esse anseio, definimos essa nova forma de suavizar o solo, fazendo o corte ou a reposição com um limite específico, conforme o desejo do produtor ou mesmo da intenção de investimento”, explica.
Leia também: Fabricante de tecnologia expande atuação para o Uruguai
O nivelamento de solo promove diferentes benefícios ao produtor, entre eles, a economia de combustível e menor necessidade de utilização de água. Além disso, um terreno nivelado permite o melhor aproveitamento da capacidade de um equipamento. Pozza dá o exemplo da velocidade de um pulverizador: “um pulverizador pode andar a 20km/h, mas com um terreno irregular, precisa diminuir a velocidade, para evitar problemas nas barras e outros danos. Então, quando corrige a área, ele pode explorar 100% do potencial da máquina, economizando tempo e reduzindo emissões. A prática poderá proporcionar plantas mais saudáveis e o aumento de produtividade, reduzindo o custo final da lavoura.
O diretor da Mara Brasil foi entrevistado no programa Pancada Agro, falando sobre a história do fundador da Mara na Itália, Gianmario Delsignore.