No Fórum Nacional da Máxima Produtividade do Comitê Especial Soja Brasil (Cesb) que comemora 15 anos, a produtividade recorde foi comemorada. O produtor João Lincoln Reis Veiga, da Fazenda Congonhal, de Nepomuceno (MG), alcançou 134,46 sacas por hectare na Categoria Sequeiro e foi o grande vencedor nacional do desafio. Na categoria Cultivo Irrigado Nacional, o produtor Norio Fujisawa, da Fazenda Campos Verdes, de Itapeva (SP), com 111,75 sacas por hectare.
O produtor João Antonio Gorgen recebeu um título até então inédito no Desafio: foi o vencedor em duas regiões, na categoria cultivo Sequeiro/Nordeste e categoria cultivo Sequeiro/Norte. Gorgen obteve no Nordeste a produtividade de 119,71 sacas por hectare. Já na propriedade de Tocantins, a Fazenda São Gabriel, em Mateiros, foram 108,63 sacas por hectare. Na categoria cultivo Sequeiro/Sul o vencedor foi o produtor Moacir Griss, da Fazenda Santa Cruz, de Clevelândia (PR), com 132,83 sacas por hectare. E quem conquistou a maior produtividade na categoria cultivo Sequeiro/Centro-Oeste foi Caetano Polato, da Fazenda Gravatai, de Itaquira (MT), com 106,01 sacas por hectare.
Leia também: Soja – exportações em alta e Argentina se torna o segundo maior comprador do grão brasileiro
O vice-presidente do CESB, Nilson Caldas, mencionou a evolução dos produtores brasileiros nas 15 edições do Desafio Máxima Produtividade. No primeiro ranking, o campeão alcançou 82 sacos por hectare, enquanto a média nacional era de 43 sacas. “Se comparar com o resultado de hoje é incrível a evolução que o CESB junto com os produtores conseguiu fazer ao longo desta jornada.” Ele destacou ainda que a média comercial das fazendas auditadas ficou entre 80 e 95 sacas por hectare, o que comprova que os produtores estão levando o modo de fazer o desafio para as demais áreas da propriedade com ótimos resultados. A média brasileira de produtividade de soja é 58 sacas por hectare.
Os consultores agronômicos de cada propriedade vencedora também são homenageados pelo Desafio. O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB registrou recorde de inscrições em 22/23 com 6500 participantes. Foram quase mil áreas auditadas pelo Comitê, que representam mais de 10% da área total de soja no país. Todos os processos adotados pelos produtores vencedores, as práticas e produtos utilizados, época de aplicação, semeadura e colheita, ficam disponíveis no site www.cesbrasil.com.br. “É uma diferença do sistema americano, por exemplo, que não revela os processos dos produtores vencedores, apenas as produtividades”, afirma Caldas.