terça-feira, 05 agosto 2025
Instagram Linkedin Twitter Youtube Facebook Whatsapp Spotify
Facebook Twitter Linkedin Instagram Whatsapp Youtube Spotify
Acessar Revistas
Fazer Assinatura
LOGIN
  • Notícias
  • Agricultura
  • Pecuária
  • A Granja Total Play
  • Colunistas
  • Notícias
  • Agricultura
  • Pecuária
  • A Granja Total Play
  • Colunistas
Revistas Fechar
Fechar
  • 📚 Portal Revista A Granja Total Agro
  • – Revista A Granja
  • – Revista AG
  • – A Granja Kids
Revistas
Home»EXCLUSIVO»Expointer: oportunidade para o contato direto com o consumidor e de negócios no pós-feira
EXCLUSIVO Atualização:20/08/2024

Expointer: oportunidade para o contato direto com o consumidor e de negócios no pós-feira

Leandro Mariani MittmannPublicado por Leandro Mariani Mittmann20/08/2024Atualização:20/08/2024Nenhum comentário5 Min de Leitura
(Foto: Fernando Dias)

A Expointer é uma grande chance de negócios para os criadores, mas, sobretudo na fase pós-feira, depois de mostrar no evento o melhor de seus animais.

E ainda uma oportunidade de mostrar in loco aos visitantes urbanos, que são os consumidores dos produtos do agro, a qualidade de tudo o que é produzido no campo.

Estas são as considerações de Marcos Tang, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e também da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), na entrevista exclusiva ao programa A Granja na TV, da Ulbra TV, de segunda-feira, 19.

Marcos Tang, no programa A Granja na TV: “Esse contato, esse intercâmbio funciona muito bem durante o ano. Então, é sim um marketing”

Tang ressaltou que a feira ocorre após três para quatro anos de estiagem no Rio Grande do Sul, estado que foi ainda atingido por uma enchente sem precedentes, o que provocou muitas dificuldades aos criadores na geração de alimentos para os seus animais.

“Dificuldade significa aumento de custo de produção, do quilo da carne, do quilo do leite, porque foi difícil para nós produzirmos alimentos para esta nossa criação”, avalia.

E acrescenta que no caso dos produtores de leite, a remuneração tem sido baixa – “e eu sei bem o que estou falando”.

Mesmo assim, há alegria pelo bom volume de inscrições de expositores e de animais nesta edição da Expointer, praticamente o mesmo número do ano passado.

Investimentos mantidos

“Porque o produtor, o criador que continua na atividade ele está fazendo o seu melhor e não é porque teve estas condições climáticas que ele deixou de investir em melhoramento, em genética e ele precisa mostrar este aprimoramento que ele fez no seu gado”, justifica Tang.

Segundo o dirigente, o produtor “gosta de mostrar, de conviver, de compartilhar com os demais e com o grande público regional, estadual, nacional e, por que não, mundial”.

Tang lembra que para muitos a Expointer é o “supermercado da genética”.

“Eu digo que ali é a grande demonstração do que há de melhor nas diferentes raças”, acrescenta.

Segundo ele, na feira ocorre o desfile nas pistas e muita pujança.

“O produtor foi selecionando, se especializando, corrigindo defeitos, produzindo melhores animais do ponto de vista funcional como equinos e cães para a atividade”, descreve.

“Na produção leiteira, carcaça em gado de corte, morfologia correta, animais que se locomovem melhor e podem viver mais tempo, como reprodutores, matrizes leiteiras”, avalia.

“E onde ele vai mostrar isso? Na Expointer, nas provas funcionais e nas provas morfológicas”, esclarece.

Negócios

Tang lembra que na feira de Esteio é a oportunidade de comprar um reprodutor ou uma matriz diferenciada para dar um upgrade na sua criação.

Mas é muitas vezes o marketing daquela cabanha, granja, propriedade pós-Expointer, e sou exemplo disso. Tem-se uma enormidade de contatos e também de visitas que querem ver o teu rebanho, a tua produção. E ali se firmam os negócios, não necessariamente ele acontece ali na Expointer com aquela matriz, com aquele reprodutor ali exposto, mas sim um contato que a granja, a fazenda faz com outros.

Marcos Tang, presidente da Febrac e da Gadolando

“Esse contato, esse intercâmbio funciona muito bem durante o ano. Então, é sim um marketing. Todo mundo tem lá um cartaz, uma faixa e um celular”, conta.

E depois o interessado mantém contato “…passei no seu corredor, vi seus animais, gostei bastante, fiz uma foto, estou entrado em contato, tem uma matriz, como funciona?”…

“Falo sempre que a Expointer é um encontro dos que gostam da mesma coisa”, acrescenta.

“Eu falo: nenhum criador sabe tanto que não possa aprender um pouco mais com um outro; e nem um é tão pouco capaz que não faça alguma coisa melhor do que tu faz”, avalia.

Mais sobre a feira em Expointer já tem animais, como os ovinos da raça Texel

Contato consumidor

“Então, eu valorizo demais aquela conversa, sentados nos fardos de feno, naqueles baús. Estas trocas são muito importantes e são ampliadas numa Expointer. E também acontecem entre o criador, produtor e o público urbano, o nosso consumidor”, ressalta.

Para ele, é importante esclarecer, “porque tem muitos fakes falando de agro”.

“Que nós criadores, protagonistas do agro, falemos diretamente olho no olho com o nosso consumidor, é uma excelente oportunidade, com educação, com jeito, para ele ver eu estamos produzindo no árduo suor do nosso trabalho, mas com amor e com afinco um produto com enorme segurança alimentar e com enorme qualidade. Ele pode ver isso in loco, é um diálogo entre consumidor e produtor. É uma grande oportunidade de fazer isso”, destaca.

A entrevista completa no link abaixo. E mais informações sobre o agro no programa A Granja na TV, diariamente às 17h30min e com reprise às 7h30min do dia seguinte na Ulbra TV.

agricultura animais campo carne Destaque esteio expointer feira mercado pecuária raças RS
Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn E-mail WhatsApp
Notícia AnteriorSoja em Chicago tem caído desde 2022
Próxima Notícia Exportações de arroz estão inferiores às do ano passado
Leandro Mariani Mittmann

    Editor do portal A Granja Total Agro, jornalista formado pela Unisinos/RS, com MBA em Agronegócios pela Esalq/USP e especialização em Cultura Digital e Redes Sociais pela Unisinos.

    Notícias Relacionadas

    Fenasoja movimentou 300% a mais em negócios: R$ 3,6 bilhões

    16/12/2024
    Ler Mais

    Arrozeiros preocupados com a diminuição de área e de produção do cereal

    16/12/2024
    Ler Mais

    Conheça a Safeguard our Soils, plataforma que disponibiliza informações para melhorar a qualidade do solo

    16/12/2024
    Ler Mais

    Deixe um Comentário ou Resposta Cancel Reply

    Posts recentes
    • Fenasoja movimentou 300% a mais em negócios: R$ 3,6 bilhões 16/12/2024
    • Arrozeiros preocupados com a diminuição de área e de produção do cereal 16/12/2024
    • Conheça a Safeguard our Soils, plataforma que disponibiliza informações para melhorar a qualidade do solo 16/12/2024
    • Os providenciais apoios da Fetag-RS a agricultores e pecuaristas familiares 16/12/2024
    • Momento mais favorável para aquisição de fertilizantes, aponta levantamento 16/12/2024
    Comentários
    • Dirce Zago em Pecuária tântrica
    • Jose Pedro Crespo em Pecuária tântrica
    • Eduardo Salles em App Friboi Pecuarista permite gestão do rebanho
    • Eduardo Salles em Desmatamento: 10 mil pecuaristas do MT estão sem frigorífico para abater
    • Eduardo Salles em Adidos agrícolas discutem a promoção do agro brasileiro no exterior

    Acesse

    • Página Inicial
    • Revista A Granja
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco

    Redes Sociais

    Facebook Instagram Linkedin Twitter Youtube Whatsapp

    Nossos Canais

    • Acessar TV (YouTube)
    • Ouvir Podcast (Spotify)

    Copyright © 2022 EDITORA CENTAURUS LTDA – CNPJ 92.852.565/0001-15 | Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.