Impulsionados pela pandemia, os negócios digitais registraram crescimento em todos os segmentos. Um levantamento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico aponta alta nas compras virtuais de mais de 98% entre 2019 e 2020.
Os marketplaces solucionaram a comercialização de produtos dos mais diferentes segmentos. Eles responderam por 78% do faturamento das vendas virtuais em 2020, conforme pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen. E no agro não foi diferente. O brasileiro do campo parece ter gostado da experiência. Segundo estudo recente da Mckinsey & Company, no Brasil 36% dos agricultores fazem compras online para o campo, contra 24% dos EUA.
Plataforma
No Rio Grande do Sul, da união entre um técnico agrícola que percebia a dificuldade dos clientes em realizar a comercialização dos produtos e serviços pela internet, e um especialista em tecnologia com experiência no Vale do Silício, nasceu a Campear, uma plataforma de negócios digitais. É a primeira startup do Brasil com rede própria de franquias e que pretende inserir no mundo digital milhares de produtores e negócios rurais.
Lançada há um mês, a ideia é reduzir intermediários entre os produtos e serviços do setor. Além de possibilitar mais um canal de negócios para todos os elos da cadeia – antes e depois da porteira.
Segundo Jean Fuchs, fundador e CEO da Campear, a plataforma é muito intuitiva e prática de utilizar. Nela, o produtor rural, fábricas, distribuidores e revendas, podem ter a sua filial online oficial. Além de um endereço virtual personalizado da loja. A plataforma oferece condições facilitadas para o ingresso de novas empresas e usuários.
Busca por aumento de visibilidade
Empresa de Teutônia (RS), a American Nutrients do Brasil, decidiu apostar em tecnologia para realizar suas negociações. Embora tivesse site próprio e redes sociais, optou por uma plataforma de marketplace focada no agro. “Com ela, buscamos um aumento de visibilidade. Também nos interessou por se tratar de uma plataforma exclusiva do agronegócio”, explica o diretor comercial da companhia, Claus André Kettermann.
Segundo ele, pode aumentar o reconhecimento e visibilidade da empresa. “Deixando nossa marca ainda mais conhecida, fortalecendo-a no mundo digital. Além de estar presente de uma forma mais acessível para o agro”, explica.
Foco no Agro
Fuchs acrescenta que é uma grande ferramenta de comercialização focada no agronegócio. “Especialmente para aqueles que não têm um sistema de e-commerce estabelecido ou nem mesmo um site”, exemplifica.
Além de novos negócios, uma grande empresa também já investiu na plataforma. A Husqvarna precisava ampliar a abrangência de suas vendas, que ocorriam somente em São Paulo. O desafio era conectar toda a rede de revendas espalhada em nível nacional, sem problema de comercialização. Com a geração de leads e contatos interessados, conseguiram direcionar o consumidor à loja mais próxima.
A gerente de Marketing e E-commerce da Husqvarna Latam, Melissa Iaione, fala sobre a parceria. Segundo ela, a Campear disponibiliza soluções e informações que possam apoiar o agricultor no dia a dia da propriedade.
“Nosso principal objetivo está na estratégia da Companhia de estar próxima ao produtor rural em todos os canais possíveis de contato.”
Melissa Iaione
Grão Sul
O crescimento do comércio online e a oportunidade de se inserir nesse mercado digital com baixo custo. Estes foram alguns motivos que levaram também a empresa Grão Sul, de Palmeira das Missões, a ingressar na Campear.
Apesar de possuir 20 anos no ramo de insumos e na compra e venda de grãos, a empresa não operava com as vendas online. Então, o assistente técnico Nicolas Fin sugeriu a ferramenta aos proprietários.
Ele comentou que o produtor ou filho deste está mais digital. “Então precisávamos entrar nesse mercado ou a gente ficaria para trás. A empresa só tinha o Instagram. Agora temos um site dentro da Campear para vender nossos produtos.”
Segundo Fin, a expectativa é de mostrar ao produtor nossa empresa e os produtos com os que trabalhamos.
“O que chamou a atenção é que os custos são bem mais baixos do que criar um e-commerce próprio, começando do zero. Sem contar que o tempo para a loja online estar funcionando foi muito rápido.”
Nicolas Fin
Franquias
O franqueado pode conquistar a franquia, sem precisar investir. Ao se habilitar para o Campear WAY, o parceiro ajuda a construir uma nova região do mercado. Outra maneira de adquirir uma franquia da Campear é por aquisição. Neste caso, o custo varia de R$ 59 mil a R$ 130 mil.
“Até preferimos a aquisição da franquia pelo modelo Campear WAY, pois construímos junto com nossos franqueados novas regiões. Ao mesmo tempo, valorizamos aquelas pessoas que, de fato, têm interesse em ingressar ou prosperar no agronegócio”, reforça o sócio fundador e diretor comercial Esequiel Ransolin.