A 31ª edição do Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura, na semana passada, em Porto Alegre, na sede da Federação dos das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), debateu assuntos sob o foco do slogan do evento, “A informação e o fomento como aliados dos gestores”.
O assessor técnico da Famurs, Ismael Morbach, destacou no programa A Granja na TV, na Ulbra TV, de sexta-feira, 8, que o evento ressaltou aos secretários, gestores municipais e técnicos para que sempre se atualizem e fiquem por dentro das políticas estaduais e federais de auxílio aos produtores rurais no desenvolvimento de suas atividades.
“Nesta edição chamamos os secretários de Desenvolvimento Rural (Vilson Covatti) e da Agricultura do nosso estado (Clair Kuhn), para tratar das políticas que englobam as suas pastas. E tivemos uma grata surpresa: a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o secretário, Vilson Covatti, trouxeram o lançamento da nova edição do programa de Sementes e Mudas Forrageiras”, revelou.
“Apesar de não ser uma política que os municípios operacionalizam, assim como o Troca-troca de Sementes, é uma política que é importante ao produtor rural. E ela teve um incremento neste lançamento de 30% para 50% de subsídio. Ou seja, metade do preço pago pelo produtor, uma política de fomento”, comemorou.
“E o secretário Clair, da Agricultura, trouxe para nós, e eu destaco, o programa de Irrigação, que é um subsídio muito bacana incentivando a irrigação”, acrescentou.
“A gente tem um déficit em milho, trouxemos metade de fora do estado. E é importante que a gente fomente as ações de reservação e irrigação para que elevemos a nossa produção local, gerando riqueza, fazendo este desenvolvimento, o giro aqui no nosso estado, gerando, obviamente, impostos aqui nos municípios no nosso estado”.
Os dois programas de apoio aos produtores não são operacionalizados pelos municípios, e sim pelo governo estadual.
“Mas é importante que no município se saiba e articule na base com as suas lideranças locais a divulgação destes programas, porque o produtor tendo acesso, é desenvolvimento local”, lembrou.
Pelo desenvolvimento local
Conforme Morbach, é fundamental levar ao secretário municipal de Agricultura informações sobre as políticas de apoio disponibilizadas aos agricultores.
“Olha, é importante, gera desenvolvimento”, definiu como deve ser o fomento das políticas.
Mais sobre politicas de apoio ao agro gaúcho em Governo Federal vai comprar 200 mil toneladas de trigo dos gaúchos via AGF
Outros temas também foram abordados no seminário, como o crédito rural, visto as perdas causadas pelas cheias e frustrações causadas pelas estiagens.
A entrevista completa de Ismael Morbach, assim como o programa na íntegra e mais informações sobre o agro na edição de A Granja na TV de sexta-feira, 8 de novembro (Canal 48.1 TV Digital e 521 da NET Porto Alegre)